A escola deve primar por uma gestão democrática que envolva e integre a comunidade escolar a participar de seu cotidiano.

"...soluções equilibradas para os problemas coletivos do dia a dia do colégio JM..."
A Associação de Pais e Mestres (APM) do Colégio Júlio Mesquita busca promover a integração entre escola e família, visando a unidade de propósitos e ações. Durante o ano letivo, realiza encontros, palestras e atividades sociais para o entrosamento da comunidade escolar, a geração de recursos para a escola e a melhoria da qualidade educacional.

O grupo da APM congrega todos os pais ou responsáveis pelos alunos matriculados no colégio, professores, ex-alunos e pessoas da comunidade que se dispõem a colaborar no trabalho integrador, buscando a melhor educação aos aprendizes. Todos os pais ou responsáveis por nossos alunos estão convidados a participar. Para tanto, basta dirigir-se à secretaria do JM.

O principal objetivo vem a ser o de facilitador, propiciando a comunicação constante entre os pais, mestres e direção, e primando pela busca de soluções equilibradas para os problemas coletivos do dia a dia do colégio JM.